30/11/2019 - Assessoria de Imprensa

Qual a diferença entre um computador normal e um servidor?


Todos já devem ter se questionado, se um servidor não poderia ser um computador comum da empresa

Qual a diferença entre um computador normal e um servidor?

Todos já devem ter se questionado, se um servidor não poderia ser um computador comum da empresa, seja por economia, conveniência, praticidade ou, até mesmo, para poder continuar usando o equipamento sem deixar ele “parado num quartinho”.

Quando se fala em servidores, é preciso compreender que eles são feitos para trabalhar durante longos períodos, já os computadores comuns, chamados desktops, não resistem a longos períodos e a grande exigência em desempenho que os servidores são submetidos. Por isso o hardware dos servidores, ou seja, placas e componentes, são robustos, os sistemas de refrigeração instalados nele são mais potentes e confiáveis, para aguentar a carga e tempo de trabalho.

Além do hardware, os softwares e os sistemas operacionais também são desenvolvidos especificamente para servidores, com drivers próprios. Esses drivers tem características que se instalados em computadores comuns, não funcionam da mesma forma, sendo específicos para sistemas de servidores. Além de contar com processador, disco rígido e memória próprios para servidores.

Tudo isso não quer dizer que não se pode usar um desktop como servidor.  Porém é preciso que a máquina seja pensada e preparada para aguentar todos os processos e instalada por um bom profissional da área, podendo sim suprir as exigências diferenciadas, mas isso deve ser muito bem planejado para não causar prejuízos que poderiam ter sido evitados.

Para que sua empresa tenha a melhor opção para trabalho é importante consultar profissionais que saibam avaliar a necessidade e oferecer a melhor solução. Esta é a tarefa dos funcionários da Up Soluções em Informática, que analisam a real necessidade atual e futura do seu negócio para oferecer as melhores soluções em servidores.