29/08/2020 - Assessoria de Imprensa

NextCloud ou OwnCloud


NextCloud e OwnCloud são serviços de hospedagem de arquivos mais citados atualmente no mercado.

NextCloud ou OwnCloud

NextCloud e OwnCloud são serviços de hospedagem de arquivos mais citados atualmente no mercado. Ambos de código aberto, construídos com estrutura em PHP e de uso opensource. São muitas semelhanças, mas o que diferencia os sistemas é que não se destinam ao mesmo público. O NextCloud é um sistema voltado para o público empresarial, enquanto o OwnCloud é ideal para usuários individuais ou de pequenas empresas. 

NextCloud foi criado a partir de uma variação do Owncloud, sendo inclusive desenvolvido pelo mesmo indivíduo Frank Karlitschek, com estruturas semelhantes baseadas em PHP e Javascript. Escolher ou realizar um downgrade ou upgrade não representa um grande problema.

Ambos os sistemas são gratuitos, não há custo de manutenção para as desenvolvedoras ou licenças anuais, necessitando de conhecimento ou de um gestor de suporte técnico para realizar a configuração.

Apesar de serem gratuitos, se você os hospedar em seus servidores privados, precisaríamos de plug-ins, ou seja, aplicativos para melhor utilizar a estrutura de hospedagem de arquivos. As populares ferramentas de colaboração e edição, como Collabora Online gratuito e Zulu Desk que é pago para ambas as plataformas.

No quesito segurança as semelhanças se mantêm. OwnCloud suporta criptografia ponta a ponta, bem como todas as diretrizes GDPR. Ferramentas de auditoria, registro de eventos, backup, criptografia usando AES-256, são recursos de ambas as plataformas. Você também pode habilitar a autenticação de 2 fatores em ambos os aplicativos. 

Os recursos são muito similares entre os dois softwares, sendo realmente importante a definição dos objetivos e necessidades reais da empresa. Para realizar a análise e posterior implantação a UP Soluções em Informática, oferece equipe preparada e técnicos capacitados para a configuração e implantação dos melhores sistema s de backup em nuvem. Entre em contato e solicite visita de um de nossos técnicos.