01/08/2020 - Assessoria de Imprensa

FreeNAS um serviço de rede que pode ser virtual ou físico


O FreeNAS é uma solução voltada para empresas de pequeno e médio porte, que permite explorar as aplicações de armazenamento em rede

FreeNAS um serviço de rede que pode ser virtual ou físico

Para começar a falar sobre FreeNAS, é importante compreender o significado da palavra NAS (netwrok-attached storage ou, em português, armazenamento conectado à rede), além da tradução direta, NAS refere-se a um dispositivo de armazenamento, pen-drive ou HD externo por exemplo, conectado a uma rede permitindo o acesso, armazenamento e recuperação de dados para os usuários conectados e autorizados.

Algumas definições podem considerar o NAS com um serviço de nuvem privada instalada em um dispositivo físico, sendo mais rápido e oferecendo todos os benefícios de uma nuvem pública local e oferecendo total controle aos gestores.

Tem por objetivo deixar os dados sempre acessíveis aos colaboradores, seja na rede interna ou em conexões remotas, permitindo a realização de trabalho colaborativo, agilidade na resposta e redução do tempo de consultas, pois os dados estão em um só lugar.

Esclarecido o conceito de NAS, chegamos ao FreeNAS, o pré-posto “free”, indica que a solução é Open Source, ou seja, gratuito. Isso significa que não possui todos os recursos das soluções pagas, porém o FreeNas mantém as principais características que tornam essa ferramenta muito útil para as empresas.

O FreeNAS é uma solução voltada para empresas de pequeno e médio porte, que permite explorar as aplicações de armazenamento em rede, sem a necessidade de elaborar uma estrutura a partir do zero, seja Linux ou Windows, garantindo a segurança necessária para realizar a troca de informações usuário/servidor.

A equipe UP Soluções em Informática está preparada para realizar a configuração dos serviços FreeNAS na sua empresa com agilidade e segurança, solicite uma visita dos nossos técnicos para verificar a melhor solução para sua empresa.