23/11/2019 - Assessoria de Imprensa

Entendendo o que é um ransomware


O que representaria, nas nossas vidas, perder todas as informações do nosso notebook ou computador

Entendendo o que é um ransomware

Esse termo tem se tornado comum no dia a dia dos usuários de computadores e, infelizmente, não é por um bom motivo.
Nossas vidas e os dados das empresas estão cada vez mais digitais. Pare e pense por um momento e responda: O que representa na minha vida, perder todas as informações do seu notebook ou do seu computador pessoal. Agora imagine as consequências para uma empresa que trabalha com sistemas de computadores e bancos de dados virtuais.
Para explicar do que estamos falando é importante explicar que o termo ransomware refere-se a um programa de computador malicioso (malware), que realiza o sequestro dos dados do seu computador, sem que nenhuma pessoa entre em sua casa.
Ao invadir um computador o ransomware, criptografa as informações do sistema operacional e de todo o disco rígido (HD, SSD) do computador, tornando as informações indisponíveis para o usuário e, solicitando que seja efetuado um pagamento, normalmente em moeda digital, para “libertar” as informações.
A cobrança pode ser de um valor específico ou por volume de informações, cobra-se pela quantidade de megabytes de informações que o programa criptografou. E as vezes, mesmo efetuando o pagamento as informações não são recuperadas por completo.
Para evitar esse tipo de situação é importante que os sistemas operacionais atualizados, bem como as definições de vírus, além disso é indispensável a criação de backups, em nuvem ou em dispositivos desconectados do computador.
Para empresas, é importante que a estrutura de informática defina regras e estabeleça padrões de comportamento que podem diminuir a probabilidade de um ataque.
A equipe da Up Informática oferece consultoria especializada para auxiliar na segurança das informações da sua empresa, escritório ou residência, com o objetivo de manter seus dados sempre “livres” e disponíveis para acesso, para mais informações solicite uma visita dos nossos profissionais.