06/05/2019 - Assessoria de imprensa UP

DICAS PARA MANTER QUALIDADE E ECONOMIZAR NO SETOR DE INFORMÁTICA


Quando surge aquela dúvida: o que fazer para melhorar e cortar gastos no orçamento?

DICAS PARA MANTER QUALIDADE E ECONOMIZAR NO SETOR DE INFORMÁTICA

Quando surge aquela dúvida: o que fazer para melhorar e cortar gastos no orçamento? Sabe-se que isso pode acontecer em todos os setores e em diversas áreas. E no setor de informática ou TI não é diferente, pois sempre há a necessidade de se manter atualizado e economizando, por isso, separamos algumas dicas para que se atinja um resultado positivo no que diz respeito ao assunto:

1. ESTAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE


Para começar é importantíssimo saber o que acontece no setor, quais os sistemas, tipos de link de internet, quem fornece serviços terceirizados, como estão as inovações das empresas, quais os equipamentos, valores de energia, licenças, entre outros diversos quesitos que se fazem necessários. Essas informações irão mapear as necessidades e substituir serviços obsoletos, ou que são muito acima do valor, além disso, melhorar o skill pessoal e inovar.

2. PESQUISA DE MERCADO

É de extrema importância que se saiba o valor cobrado pelos serviços que lhe oferecem e se estes possuem a devida qualidade, porém, interessante não comparar valores quando os serviços implementados estão acima da média.
Em alguns casos, é melhor que se pague mais, uma vez que estamos falando do “coração da empresa”, que são os dados. Nesse contexto, verificam-se serviços de internet, telefone, monitoramento e segurança, serviços de TI, ERPs, softwares, entre outros fatores de senso comum que por muitas vezes são superfaturados e com outras opções mais atrativas no mercado, porém, que não condizem à altura com a qualidade.

3. MANUTENÇÕES EM DIA

Não se deve deixar de ter um acompanhamento contínuo sobre os equipamentos, ou seja, sem deixar de fazer as devidas manutenções, sejam elas preventivas ou corretivas. Tais cuidados são importantes para evitar imprevistos com a perca de dados, queima de equipamentos, super aquecimentos, vírus, entre outros fatores que podem ser cruciais no final das contas.

4. VIRTUALIZAÇÃO

Em outra matéria foram abordados assuntos sobre virtualização e sua importância, por isso, vale ressaltar que é um grande negócio na hora de economizar, uma vez que possui inúmeras vantagens quando se trata de economia, como por exemplo:
- Economia de energia devido à redução de computadores físicos.
- Economia de espaço.
- Economia na aquisição de hardwares para executar as mesmas funções.
De maneira resumida, quando se virtualiza, se deixa de utilizar diversos hardwares físicos e se investe em um sistema computacional mais robusto, o qual permite economizar de diversas formas, como citado acima, e logicamente trazendo inúmeras vantagens computacionais.

5. CLOUD

Outra nova tecnologia muito evidente é a de CLOUDING ou computação em nuvem. Em muitos casos permite colocar todos os dados da empresa em uma estrutura segura fora da mesma, possibilitando economia na compra de equipamentos, investimentos com grandes equipes de TI, redução na conta de energia elétrica, entre inúmeras vantagens ao se utilizar desta ferramenta.

6. TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Assim como atividades administrativas, contábeis ou mesmo de monitoramento de câmeras são terceirizadas, é válido afirmar que as funções de TI podem e muitas vezes devem ser fornecidas por terceiros, afinal muitos procedimentos podem ser feitos remotamente, com agendamento local, entre outras atividades que permitem maior praticidade no atendimento.
Mas como economizar assim? Quando um serviço é terceirizado, deixa-se de pagar encargos trabalhistas, sendo mais fácil de organizar a gestão de pessoal e no caso da tecnologia da informação, alguns fatores são importantes, como: o suporte 24x7 e na maioria de casos com ERPs e infraestrutura, além do mais, um ambiente tecnológico corporativo geralmente atualizado às novas tendências e de informações que chegam com mais facilidade aos diretores.