28/01/2021 - Assessoria de Imprensa

Conheça o Pfsense, o firewall mais confiável do mundo


São mais de 2 milhões de downloads e segundo a empresa, pelo menos de 1 milhão de usuários ativos

Conheça o Pfsense, o firewall mais confiável do mundo

Quando falamos em redes de computadores, muitas vezes consideramos apenas a estrutura física, que conecta computadores em um ambiente corporativo ou residencial.

Apesar da conexão acontecer com a utilização dos equipamentos, transmissores, receptores e cabos, quando tratamos de ambientes corporativos, existem diversos softwares que podem auxiliar muito na gestão deste ambiente, estratégico e muito importante para a maioria das empresas.

São diversas as ferramentas disponíveis para realizar a gestão de redes, sejam de pequenas ou grandes empresas, como exemplo podemos citar: firewalls, controladores de acesso, gestores de tráfego, camadas de proteção e criptografia, etc. São alguns exemplos dos programas que podem ser muito úteis para uma empresa que deseja fazer a gestão dos seus ativos de rede de uma forma adequada.

Hoje começaremos falando sobre o Pfsense é um sistema operacional, próprio para gestão de redes, open source criado em 2004, descrito como um roteador e/ou firewall e gerenciado por uma interface web simples e prática. Em palavras mais leigas, é uma ferramenta de proteção para redes corporativas.

O Pfsense se adapta a diferentes tipos de hardware, podendo ser aplicado nas mais diversas configurações, para gerir diferentes redes ou compartimentar a rede de uma empresa por departamentos.

São mais de 2 milhões de downloads e segundo a empresa, pelo menos de 1 milhão de usuários ativos, o Pfsense recebeu o reconhecimento e passou a ser considerado o firewall mais confiável do mundo, sendo colocado em igual patamar das soluções mais caras do mercado.

Entre os benefícios proporcionados estão: controle de tráfego de dados, é possível determinar regras de acesso e disponibilidade de velocidade por setores, é possível gerir diversas filiais em um único sistema, controlar o balanceamento de serviços de internet, sendo possível a contratação de 2 links e quando um cair o outro entra em ação, ou até mesmo deixar os dois links funcionando e se um cair as pessoas não vão nem perceber.