24/02/2020 - Assessoria de Imprensa

Backup, qual a melhor opção?


Conheça as principais técnicas de backup que você pode implementar para garantir a integridade dos dados de sua empresa

Backup, qual a melhor opção?

Entende-se por backup a cópia do estado atual de arquivos e dados para um meio que permita que estes sejam restaurados caso os dados sejam perdidos de forma parcial ou completa.
Importante ressaltar que as técnicas de backup normalmente não garantem que 100% das informações sejam recuperadas já que, normalmente, são definidas rotinas para a criação das cópias das informações e os dados produzidos no intervalo destas sincronizações podem sim ser perdidos.
Existem algumas técnicas de backup e este post se propõe a comentar 5 delas.

Backup doméstico
É o tipo mais comum de backup, consiste na utilização de um meio físico, HD externo, CD, DVD ou Pendrive, que recebe cópias periódicas dos dados sendo a forma mais simples e rápida para criar cópias de segurança. Os problemas mais comuns são extravio ou danos nas mídias.

Backup em Nuvem
Assemelha-se ao backup doméstico, porém não se utiliza de discos físicos para armazenamento e sim de serviços como Google Drive, DropBox e ICloud. Com custo acessível, normalmente definido pela demanda. Totalmente virtual é muito usado para quantidade de dados não muito grandes, já que a velocidade de backup depende da conexão.

Backup Integral
É um backup completo, no qual o estado do disco é copiado de forma integral, não apenas arquivos, mas o sistema como um todo, isso requer um espaço extra para os arquivos do sistema o que aumenta o custo. Já a vantagem é que sempre haverá uma cópia na integra permitindo a restauração mais rápida.

Backup Incremental
Recomendado para grandes empresas que possuem um volume considerável de dado. Costuma ter sua base em um backup completo, que é atualizado apenas com as modificações feitas em relação ao último estado. Costuma ser realizado de forma mais rápida que o completo, porém é mais complexo de ser restaurado, além de apresentar as mesmas necessidades do backup integral.

Backup Diferencial
Ideal para pequenas e médias empresas tem seu custo associado ao volume de dados, nele os dados são transferidos para um local seguro via internet e tem esse nome pois só envia os arquivos que não existiam ou diferentes daqueles da primeira sincronização, não considerando os da última.
Escolha a melhor opção para sua empresa, que os técnicos da Up Soluções estão prontos para implementar a melhor solução para a proteção dos seus dados. Caso tenha dúvidas solicite a visita da nossa equipe para que seja avaliada a melhor solução para sua empresa.